E lá vamos nós falar de nostalgia de novo, desta vez não no cinema mas no futebol.
O fim dos campeonatos chegou no continente europeu em Maio, e os mais badalados clubes e seleções receberão os uniformes de 2025/26 agora em Junho.
A temporada que passou trouxe um apelo à nostalgia: O retorno do trefoil, aquele trevo de três folhas da Adidas que foi a marca da empresa nos anos 70 até meio dos anos 90.
Esse logotipo foi desenhado por Hans Flick, um designer freelance de Nuremberg, em 1971 para representar as três listras, que buscava um novo logotipo para o evento que iria patrocinar: As Olimpíadas de Munique de 1972. Atualmente é utilizado em um segmento da marca chamado “Adidas Originals”.
As camisas dessa temporada trouxeram o Trefoil, depois de muitos anos, não apenas nas vestimentas casuais ou “streetwear” mas em camisas de jogo de fato!
Muitas dessas camisas foram utilizadas como “comemorativas” de algum marco importante dos times, casos notórios de Colômbia e Argentina (50 anos da Federação de Futebol) e Bayern e Federação Alemã de Futebol (125 anos de fundação). Outras encontraram motivos para incluir o logotipo nas camisas, evocando eras de ouro (como “México de Oro”) ou tradicionais escudos antigos ou mascotes (como o “cavalinho” da Juventus e o “diabinho” do Manchester United).
Mesmo clubes brasileiros receberam o tradicional logo, ainda que não seja nas camisas de jogo, apenas algumas casuais.
Sem delongas, vamos as camisas com o Trefoil memoráveis que a Adidas lançou nessa temporada que passou nos clubes:

As seleções não ficaram para trás, com peças lindíssimas:
Interessante notar a do Newcastle acima: Ela é uma reedição de uma camisa histórica, mas com o logo da adidas intermediário: apenas o nome. Sinal de que vêm mais nostalgia por aí?! A ver.
Existe uma importante discussão sobre logomarcas de empresas. A Adidas é uma das únicas que pode fazer isso. A Nike até tenta com o logo “swoosh” + os escritos “Nike”, mas o apelo à nostalgia ainda é da Adidas, até por estar mais tempo no futebol. A outra maior marca, Puma, possui o mesmo logo no futebol desde sempre. Então a nostalgia acaba surgindo mesmo para a Adidas, que fez bom uso dela.
Quem gosta de camisas de futebol, no ano de 2024 e 2025 dificilmente olhou para o lado. Só deu Adidas! A ver se 2025/2026 os lançamentos continuam. Ainda tem muito clube patrocinado pela marca que não recebeu um uniforme com trefoil pra chamar de seu.
PS.: Até a peça publicitária dos principais clubes foi um apelo ao passado, apesar de nenhum dos jogadores - já aposentados - da imagem abaixo terem jogado com o trefoil no peito.

PS 2: Curiosidade inútil: Como se fala camisas de futebol pelo mundo afora? Assim: Camisola (Portugal), Trikot (Alemanha), Jersey (Inglaterra), Maglia (Itália), Playera (México), Maillot (França), Equipación (Espanha)… Legal né?! hahaha